surdos-terao-prova-em-libras-para-emissao-da-carteira-habilitacao-300x225Os surdos de todo o estado agora terão o auxílio de um novo método para o processo de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A partir deste mês, está disponível em todas as unidades das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), os exames na Língua Brasileira de Sinais (Libras), para os portadores da deficiência, que de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são um total 10.403 surdos em Santa Catarina.

A prova teórica é realizada em vídeo, que irá facilitar o acesso ao documento, diminuindo os problemas na hora dos encaminhamentos para a carteira. O procedimento deve ser realizado normalmente, solicitando apenas a prova diferenciada em computador, que tem também meia hora a mais de duração.

A iniciativa é da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e Detran/SC. O deputado José Nei Ascari (PSD), presidente da comissão, declara que esta é uma situação que já vem se encaminhando a alguns anos e, agora conseguiu ser concluída com sucesso.

“Sempre houve uma dificuldade dos surdos nesta área, para o atendimento eles até podiam levar seus intérpretes, mas não podiam ser auxiliados na hora da prova. Essa solução irá contribuir de modo efetivo para a inclusão das pessoas com surdez, isso é uma vitória”.

Fonte: http://portalsatc.com/site/interna.php?i_conteudo=19486&titulo=Surdos+terAao+prova+em+Libras+para+emissAao+da+carteira+habilitaA%EF%BF%BDAao

Comentários no Facebook