Aconteceu a segunda reunião da Associação dos Surdos de Itaquaquecetuba (CeLibras) nesta quinta feira (5) às 14h30, na escola Liceu Brasil. A reunião contou com a participação de aproximadamente 50 pessoas entre surdos e ouvintes.

A primeira reunião tinha acontecido no dia 21 de Outubro e teve como pauta assuntos como informações sobre como montar uma associação e os primeiros passos e projetos. Depois da primeira reunião circulou um vídeo na internet de divulgação para a próxima reunião, que trouxe um ótimo resultado e chamou muitas pessoas.

NN

Lucas Costa (Lucas do Liceu) Diretor da escola Liceu Brasil e organizador da associação ressalta a importância da integração e da busca do direito das pessoas surdas na cidade. Foi com esse intuito que surgiu a ideia da associação, completa ele.

A comunidade surda da cidade se mostra muito unida e com muita vontade de integração e de lutar por seus direitos. Durante a reunião Nisvaldo Santana e Vilmar Oliveira idealizadores da associação e dos projetos participaram da reunião como interpretes, possibilitando a comunicação dos surdos com o publico ouvinte. Também esteve presente nas reuniões o advogado Gilson Pereira que explicou sobre o estatuto e se colocou a disposição dos surdos para tratar de assuntos jurídicos.

Durante a reunião todos se apresentarão e falaram um pouco sobre dificuldades e superações. Foi discutido também sobre os direitos dos surdos e muitos deles falaram sobre casos específicos.

Um dos assuntos que surgiu em pauta como questionamento dos surdos e reivindicação, foi sobre carteira de habilitação para o surdo. Em Itaquaquecetuba nenhuma auto-escola oferece habilitação para os surdos. Um deles conseguiu tirar a habilitação, mas teve que se deslocar daqui para o bairro Paraíso, no centro de São Paulo.

Projetos começaram a serem discutidos e a comissão obrigatória começou a ser montada. Já está também em andamento os processos burocráticos para a inauguração oficial do Instituto.

A próxima reunião foi marcada para o dia 19 de novembro ás 15horas e tem como previsão acabar as 16h e depois será aberto para a interação dos participantes.

Para mais informações sobre o CeLibras e as reuniões 4642-0648

Fonte: Jornal Itaquá

Comentários no Facebook