A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Suzete Cuendet, em Maruípe, recebe o III Seminário de Educação Especial – “Educação de Surdos: Acesso ao Currículo, Desafios e Perspectivas”, nestas terça (4) e quarta (5).

O encontro tem como objetivo fomentar discussões sobre políticas instituídas na área da surdez com profissionais que atuam nas escolas da rede municipal que são referência para matrícula de alunos surdos.

O debate contará com a participação de profissionais da Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Educação bilíngue
A Secretaria Municipal de Educação (Seme) implantou, há 10 anos, o projeto “Educação Bilíngue: ressignificando o processo socioeducacional dos estudantes surdos” na rede municipal, por meio do ensino, uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Os alunos aprendem as disciplinas de Língua Portuguesa com o auxílio de profissionais específicos que são tradutores e intérpretes de Libras.

Seminário de surdos

Saiba mais
A rede municipal de ensino incorpora a Libras como primeira língua e a modalidade escrita da Língua Portuguesa como segunda, numa perspectiva bilíngue para estudantes surdos. o objetivo é garantir o processo de escolarização dos estudantes e crianças surdas em sala de aula.

Números
Atualmente, há 42 alunos surdos matriculados na rede municipal de ensino de Vitória, sendo sete em Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), 32 em Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e três na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Programação

Terça-feira (4)
18h – Acolhida
18h20 – Abertura – Ana Lúcia Sodré de Oliveira – Coordenadora da Educação Especial de Vitória.
18h45 – Mesa-redonda – Mediadora: Ana Lúcia Sodré – Seme/CEE
Mesa 1: “Política de Educação de Surdos do Município de Vitória” – Profª Tatiana Marques Rodrigues (Seme)
Mesa 2: “Os Desafios da Educação de Surdos na Educação Básica” – Profª Drª Ednalva Gutierrez Rodrigues – Ufes

Quarta-feira (5)
18h – Acolhida
18h20 – Abertura – Contação de História – Prof. Alberto Oliveira Leite – Cmei CAMS
18h45 – Mesa-redonda – Mediadora: Tatiana Marques – Seme/CEE
Mesa 1: “A importância da literatura no processo de apropriação da Língua Brasileira de Sinais por crianças e estudantes surdos” – Profª Drª Arlene Batista da Silva – Ufes
Mesa 2: “O Tradutor e Intérprete de Libras no Contexto Educacional” – Profª Me. Ericler Oliviera Gutierrez Ouedraogo – Ufes

Fonte: Prefeitura de Vitória

Comentários no Facebook