#CasaLibras


Atenção Bilíngue Virtual para Crianças Surdas em meio à pandemia do "CORONAVÍRUS" - COVID-19

.

EQUIPE DE TRABALHO

COORDENADORA: Profa. Dra. Vanessa Regina de Oliveira Martins
DOCENTE PARTICIPANTE: Prof. Ms. Guilherme Nichols
TÉCNICOS AUDIOVISUAIS: Regina Torres e Rodrigo Vecchio Fornari
TRADUTORES E INTÉRPRETES DE LIBRAS: Anne Caroline Iriarte e Tatiane Cristina Bonfim

RESUMO DA ATIVIDADE:

Diversos estudos apontam os desafios para a aquisição da língua de sinais por crianças surdas, diante a falta de interação com falantes qualificados, de modo precoce, em seus contextos familiares. A maioria dos surdos são filhos de pais ouvintes que desconhecem a Libras e por isso, o peso da afirmação anterior e consequentemente a aquisição de linguagem tardia, em crianças surdas, é imenso. Nesse sentido, é comum que o primeiro contato com a língua de sinais, para as crianças surdas, ocorra no ambiente escolar.

Com o quadro de isolamento social pela pandemia do "Coronavírus" – COVID 19 - propomos a produção de tradução (Libras/Português) de materiais com conteúdos informativos acerca do COVID – 19 para que esses temas cheguem às crianças surdas, em suas casas e em Libras. O projeto investe numa "força tarefa" colaborativa (professores e técnicos da UFSCar) para que esses materiais cheguem aos pais de crianças surdas, como um suporte nas orientações em Libras à essas crianças e posteriormente eles poderão ter utilidades para docentes bilíngues, em escolas comuns (dado a falta de materiais em Libras).

O isolamento infantil de crianças surdas nos preocupa por três motivos: 1) a falta de interlocutores em potencial em Libras, nesse período de restrições comunicativas, e seus efeitos para a aquisição da língua de sinais já tardiamente, 2) a falta de informação diante às barreiras linguísticas entre pais e filhos surdos e por fim, 3) a falta de materiais para entretenimento dessas crianças em língua de sinais.

Com esses argumentos justificados, a atividade de extensão propõe duas ações distintas, ou duas frentes: a) a tradução de mídias digitais (com janela em Libras) e criação de materiais didáticos em Libras (traduzidos e produzidos); b) a produção de mídias com contações de histórias em Libras (de modo lúdico, numa interatividade virtual) com proposta de adesão de novos parceiros (contadores de histórias em Libras) com a divulgação da #CasaLibras - Levando a Libras na Casa de Crianças Surdas.

As duas atividades se darão como forma de entretenimento às crianças surdas e estímulo ao contato com essa língua (Libras) em casa e depois, se interesse dos docentes, usados (os produtos) nas escolas. Espera-se como resultado uma melhora na interação de crianças surdas com a Libras, virtualmente, que consigamos passar informações sobre a pandemia e a situação de isolamento atual, já que muitos surdos não conseguem dialogar com seus pais, pela barreira linguística, além de propiciar um grupo de histórias infantis em Libras, contadas por pessoas que farão adesão ao projeto, como proposta de produção de distração e entretenimento ao público infantil surdo.

Seguir rede social nosso curso TILSP:

FACEBOOK -- CLIQUE AQUI

YOUTUBE -- CLIQUE AQUI

INSTAGRAM -- CLIQUE AQUI

_______________________________________________________________________________

 

A Semente da Verdade em Libras!

 
Acessem nosso site e curtam essa linda história, "que mostra como um velho jardineiro testou a verdade e o senso de justiça do imperador e ao mesmo tempo ensinou um jovem a compreender o valor da determinação e da verdade" (Luiz Norberto Pascoal).…

 
 
_______________________________________________________________________________
 

PARTICIPE ENVIANDO VIDEO E NARRATIVAS EM LIBRAS

 
 
São 3 passos:
 
1) Faça uma foto sua, na horizontal e fundo liso;
 
2) Grave um vídeo de no máximo 10 minutos, apresentando seu nome, sinal e a cidade onde mora, contando sua história em Libras, que pode ser a adaptação de um livro, piada, ou até mesmo uma história inventada por você;
 
3) enviar o vídeo para casalibrasufscar@gmail.com
Não se esqueça de colocar a #CasaLibras!
 
158 Visualizações

Comentários