INFORMAÇÕES EM LIBRAS À COMUNIDADE SURDA NA PANDEMIA DO COVID-19


As informações em Libras à comunidade surda sobre o Covid-19 garantindo às pessoas surdas a compreensão e proteção adequada contra esse vírus e tomar medidas certas, evitando o adoecimento e contágio

.

--Click aqui o Canal TILSP--

 O presente projeto de atividade de extensão tem o propósito de passar as informações em Libras à comunidade surda sobre o Covid-19 garantindo às pessoas surdas a compreensão e proteção adequada contra esse vírus e tomar medidas certas, evitando o adoecimento e contágio. O desenvolvimento dessa ideia se deu ao fato de os surdos brasileiros terem o direito linguístico conforme Lei de Libras n.10.436/2002, de expressar e receber informações em Libras, mas a grande parte deles não tem acesso a informações corretas sobre o novo coronavírus e suas medidas de prevenção. Apesar de haver o reconhecimento da profissão de tradutor e intérprete de Libras/Língua Portuguesa, em 2010, e a obrigação da presença desse profissional em todo pronunciamento oficial do poder público conforme Lei Brasileira de Inclusão n.13.146/2015, muitas das mídias jornalísticas e políticas não contam com essa acessibilidade para surdos. Também, não devemos nos furtar de uma outra questão que é a existência de diversidade na surdez, isto é, surdos falantes da Libras, surdos bilíngues, surdos oralizados e surdocegos.

Os materiais informativos serão por meio de vídeos com diferentes dinâmicas em datas diferentes que contará com três formatos: 1) pergunta/resposta; 1) dicas e informes; e 3) respostas às dúvidas de comunidade surda. As informações serão difundidas nas redes sociais, facebook e instagram, e site do curso de TILSP (Tradução e Interpretação em Libras/Língua Portuguesa). Nesse sentido, espera-se que a produção de Covid-19 em Libras chegue de forma clara e didática para todos os surdos e surdocegos, o que seria um material de apoio informativo, linguístico e cultural.

Os vídeos serão publicados nas redes sociais nas segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras a partir do meio dia.

OBJETIVOS DA ATIVIDADE:
- produzir materiais informativos e objetivos em Libras sobre Covid-19, com base nas informações dos links de secretarias de saúde;
- comunicar, informar e orientar diretamente à comunidade surda por meio da língua de conforto, que é a Libras como a primeira língua sem passar por português.

 

#COVID-19EmLibras  

 

Descrição:

Projeto de extensão da UFSCar para divulgação à comunidade surda sobre COVID-19 em Libras.

Apresentação:

Prof. Guilherme Nichols (DPsi/UFSCar)

Profa. Mariana Isaac Campos (DPsi/UFSCar)

Profa. Raissa Siqueira Tostes (DPsi/UFSCar)

Coordenação do projeto COVID-19 EM LIBRAS:

Prof. Guilherme Nichols (DPsi/UFSCar)

Profa. Mariana Isaac Campos (DPsi/UFSCar)

Profa. Raissa Siqueira Tostes (DPsi/UFSCar)

Edição:

Prof. Guilherme Nichols

Coordenação em Tradução e Interpretação em Libras/Língua Portuguesa:

SeTILS - Serviço de Tradução e Interpretação de Libras/ Língua Portuguesa - UFSCar

Tradução para Língua Portuguesa (legenda):

Alunos TILSP/UFSCar

 

Curso de Graduação Bacharelado em Tradução e Interpretação em Libras/Língua Portuguesa. UFSCar 2020

627 Visualizações

Comentários