Estimativa do IBGE é de que mais de 9,7 milhões de brasileiros tenham algum grau de surdez, o que corresponde a cerca de 5% da população nacional.

Um projeto da Igreja Universal capacita voluntários gratuitamente em São Paulo e Natal (RN) para que se comuniquem por Libras (Língua Brasileira de Sinais).

O EVG Libras iniciou no último dia 15 de agosto o curso básico, com 20 aulas, em Natal (RN). “Quando víamos pessoas surdas conversando não podíamos falar com elas e nem elas conosco. A ideia de realizar o curso veio para quebrar essa barreira”, diz o coordenador do projeto no Estado, Max Souza Serrão.

Em Natal, as aulas acontecem na Central do Grupo de Evangelização na Catedral da Fé, na avenida Senador Salgado Filho 2.525.

Já na cidade de São Paulo, o curso pode ser feito na Catedral do Brás, ao lado do Templo de Salomão. “O curso funciona todo semestre. São duas turmas — uma aos sábados e outra aos domingos —, com evangelistas, membros que frequentam a igreja já algum tempo, obreiros e levitas. Ocorrem as aulas, os aprendizados e a prática para que os alunos possam se envolver ainda mais com a linguagem de sinais”, explica a instrutora Thuany Tercio.

O EVG Libras acompanha os encontros no Templo de Salomão, traduzindo as mensagens para os surdos presentes.

O grupo também está presente em outras cidades paulistas: Catedral João Dias, Santo André, Osasco, Itaquera, Guarulhos, Bauru, Campinas, Franca, Jundiaí, Limeira, Mogi das Cruzes, Presidente Prudente, Praia Grande, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Santos e Sorocaba.

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) estima que 9,7 milhões de brasileiros tenham deficiência auditiva, sendo que 2,1 milhões em grau severo. O número de pessoas com deficiência auditiva representa quase 5% da população nacional.

O próximo dia 26 é o Dia Nacional do Surto, criado em 2008 para conscientizar a população sobre as barreiras de acessibilidade existentes para essa parcela da sociedade.

Serviço:

EVG Libras – curso da Língua Brasileira de Sinais
Local: São Paulo (SP) e Natal (RN)
Mais informações: (11) 2790-1146.

Fonte: R7 Notícias

Comentários no Facebook