Contação de história, shows e teatro para adultos e crianças, o programa “Cultura Inclusiva” de agosto está imperdível!

A Secretaria Municipal de Cultura (SMC), em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), promove, no mês de agosto, peças teatrais, shows e atividades artísticas com Libras e audiodescrição em oito espaços culturais por toda a cidade. A programação integra o projeto “Cultura Inclusiva”, que tem o intuito de inserir a população com deficiência no circuito de cultura de São Paulo.

As apresentações ocorrerão em vários bairros da capital paulista. Para as crianças, a Biblioteca Raul Bopp recebe no dia 9, às 14h, o espetáculo “A Sopa de Pedra” da dramaturga Tatiana Belinsky, que brinca com a linguagem de teatro e o universo do “Rock and Roll”. Já a Biblioteca Affonso Taunay, que fica na Mooca, traz no dia 10, às 9h30, contos brasileiros, uma viagem pelo folclore com muita música, objetos lúdicos, cantigas de roda e brincadeiras interativas. As peças contam com tradução para Libras.

No dia 26 às 19h, o Teatro Cacilda Becker traz a comédia “A Milionária”, escrita pelo irlandês Bernard Shaw, com tradução para Libras e Audiodescrição. O espetáculo revela o dia a dia de personagens super ricos, seus dramas e seus inusitados conflitos. Após as apresentações, ocorrerá uma sessão de debate com o público. Para facilitar a chegada ao teatro será disponibilizado um micro-ônibus adaptado, saindo próximo a Estação Sumaré do metrô às 18h, retornando ao mesmo local, após o término da apresentação.
A Biblioteca Mário de Andrade, na Consolação, apresenta no dia 27, às 19h, a peça teatral “Quarto 19”, um solo de Amanda Lyra, indicada ao prêmio Shell de melhor atriz. A atração tem 80 minutos de duração, entrada 16 anos.

Toda a programação é gratuita. Confira a agenda completa:

BIBLIOTECA
SOPA DE PEDRA

Data: 09/08 (quinta-feira)
Horário: 14h00
Local: Biblioteca Raul Bopp – Rua Muniz de Souza, 1155
Sobre: A montagem do espetáculo de teatro “A Sopa de Pedra” da dramaturga Tatiana Belinky visa divulgar para um grande público a obra de nossa saudosa pioneira. Nesta montagem vamos transformar os vagabundos em roqueiros, dentro da proposta de Tatiana, de que a dupla pode ser de qualquer tipo: “Os personagens podem também ser: palhaços, migrantes, saltimbancos ou outro tipo de dupla cômica.” Dentro do espírito de trazer cultura de alta qualidade literária e artística para jovens e adultos vamos realizar uma montagem de censura livre. Brincando com a linguagem de teatro e o universo do “Rock and Roll” mergulhamos na brincadeira de trazer a peça “A Sopa de Pedra” de Tatiana Belinky para o mundo do Rock. A Velha Avarenta em versão roqueira irá receber o guitarrista e o clown e juntos vão cozinhar a sopa futurista de 2030!
Serviço: Tradução para Libras.
Observações: Infantil, 50min, gratuito, livre. A distribuição de ingressos inicia 1h antes do evento.

MARINA BASTOS
Data: 10/08 (sexta-feira)
Horário: 09h30
Local: Biblioteca Affonso Taunay – Rua Taquari, 549 – Mooca
Sobre: Marina Bastos conta contos brasileiros no mês do folclore. Embarque nessa viagem pelo folclore brasileiro com: música, objetos lúdicos, cantigas de roda e brincadeiras interativas. Identificando no mapa do Brasil de onde vem cada história, aprenderemos características de cada região.
Serviço: Tradução para Libras.
Observações: Infantil, 50min, gratuito, livre. A distribuição de ingressos inicia 1h antes do evento.

CASA DE CULTURA


CHAPEUZINHO VERMELHO com a Cia Jacarandá 
Data: 12/08
Horário: 16h00
Local: Casa de Cultura da Brasilândia
Sobre: A Cia conta a história da mocinha que vai visitar a vovó que está doente e cruza com o lobo mal faminto na floresta que bola um terrível plano para juntá-las.
Serviço: Tradução para Libras
Observações: Contação de história, 60min, gratuito, livre. A distribuição de ingressos inicia 1h antes do evento.

FORRONEJO com Silvano e Arisco
Data: 12/08
Horário: 17h00
Local: Casa de Cultura da Brasilândia
Sobre: A dupla sertaneja apresenta um show que une o melhor de dois mundos, o forró com o sertanejo, para jovens e adultos dançarem ao som da sanfona.
Serviço: Tradução para Libras
Observações: Show, 60min, gratuito, livre. A distribuição de ingressos inicia 1h antes do evento.

TEATRO

A FALECIDA
Data: 19/08 (domingo)
Horário: 19h00
Local: Sala Multiuso do Teatro Arthur Azevedo – Av. Paes de Barros, 955 – Mooca
Sobre: Indicada ao prêmio Aplauso Brasil, a montagem do grupo Gattu para o texto de Nelson Rodrigues conta história de Zulmira, uma mulher fascinada por uma ideia fixa de morte purificadora . “A FALECIDA” é uma obra ousada, emocionante e cheia de humor mordaz.
Serviço: Tradução para Libras
Observações: Teatro adulto, 80 minutos, gratuito, 16 anos. A distribuição de ingressos inicia 1h antes do evento.

A MILIONÁRIA
Data: 26/08 (domingo)
Horário: 19h00
Local: Teatro Cacilda Becker – R. Tito, 295 – Lapa
Sobre: A comédia apresenta a personagem Epifânia, herdeira de uma grande fortuna, que se vê apaixonada por um advogado. Escrita pelo irlandês Bernard Shaw, o espetáculo revela o dia a dia de personagens super ricos, seus dramas e seus inusitados conflitos. Após as apresentações, ocorrerá uma sessão de debate com o público.
Serviço: Tradução para Libras e Audiodescrição
Observações: Teatro adulto, 90 minutos, gratuito, 14 anos. A distribuição de ingressos inicia 1h antes do evento.
Com micro-ônibus adaptado saindo próximo a Estação Sumaré às 18:00. Retorno após o término do espetáculo.

CENTRO CULTURAL

O ROUXINOL E O IMPERADOR DA CHINA com Cia do Mar
Data: 23/08 (quinta-feira)
Horário: 15h00
Local: Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes – Av. Inácio Monteiro, 6900 – Cidade Tiradentes
Sobre: Espetáculo com manipulação de bonecos que narra a história do imperador chinês que descobre o canto do rouxinol que mora em seus jardins. Ele ordena que o rouxinol cante para toda a corte. A corte e o imperador ficam extasiados com o canto do pássaro.
Serviço: Tradução para Libras
Observações: Contação de história, 60 minutos, gratuito, livre. A distribuição de ingressos inicia 1h antes do evento.

O MONSTRO MONSTRUOSO DA CAVERNA CAVERNOSA
Data: 24/08 (sexta-feira)
Horário: 16h00
Local: Centro Cultural da Penha – Largo do Rosário, 20 – Penha de Franca
Sobre: No alto de uma montanha montanhosa, havia uma caverna cavernosa, onde morava o Monstro Monstruoso. Mas o Monstro Monstruoso não era qualquer monstro monstruoso… Ele tinha seis orelhas, dois narizes, quatro braços e tantos dentes que nem dá para contar sem perder as contas. E como todo bom monstro, ops, bom monstro? E como todo mau monstro, o Monstro Monstruoso era responsável por devorar princesas. Mas, tinha um problema… Ele não gostava de princesas não, o negócio dele era devorar sorvete! Xiii será que a Associação Associada dos Monstros Monstruosos vai ficar sabendo disso?
Serviço: Tradução para Libras
Observações: Contação de história, 60 minutos, gratuito, livre. A distribuição de ingressos inicia 1h antes do evento.

MAIS UM TOM DE PRETO

Data: 24/08 (sexta-feira)
Horário: 20h00
Local: Centro Cultural da Penha – Largo do Rosário, 20 – Penha de França
Sobre: O stand-up “Mais um tom de Preto” apresenta a personagem Ingrid Bryan, um grande sucesso no ramo do humor, graças as suas vertentes cômicas e sua flexibilidade de improvisação perante o público. O projeto tem obtido um grande sucesso no palco do Teatro Martins Penna desde 2017.
Serviço: Tradução para Libras
Observações: Comédia, 60min, gratuito, 12 anos. A distribuição de ingressos inicia 1h antes do evento.

BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE

QUARTO 19
Data: 27/08 (segunda-feira)
Horário: 19h00
Local: Biblioteca Mário de Andrade – R. da Consolação, 94 – Consolação
Sobre: O solo de Amanda Lyra, indicada ao prêmio Shell de melhor atriz, é inspirado no conto “No Quarto Dezenove”, da britânica Doris Lessing. Uma mulher de classe média, casada e mãe de três filhos, fica subitamente deprimida ao perceber que a ida do filho caçula para a escola não lhe dá a liberdade que buscava. Fugindo da sufocante vida do lar, decide então alugar um quarto de hotel no centro da cidade.
Serviço: Tradução para Libras e Audiodescrição
Observações: Teatro adulto, 80min, gratuito, 16 anos. A distribuição de ingressos inicia 1h antes do evento.

Fonte: Prefeitura de São Paulo

Comentários no Facebook