Na semana comemorativa da data, seis serviços municipais receberam a tecnologia que faz a intermediação entre munícipes surdos e serviços públicos.

Em comemoração ao Dia Nacional dos Surdos, celebrado no último dia 26 de setembro, a Prefeitura de São Paulo inaugurou seis postos de atendimento presencial da Central de Intermediação em Libras (CIL) em algumas regiões da cidade.

A CIL, administrada pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), é um serviço de intermediação em  Português/Libras, por meio de vídeo chamada, que permite a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e servidores públicos. Com a instalação do sistema, os equipamentos municipais poderão atender o público surdo e com deficiência auditiva com interpretação em tempo real.

Nos dias 24, 25 e 26, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da Vila Mariana, Ipiranga e Lapa receberam a tecnologia e no dia 27, foi a vez da unidade do Tatuapé do SEBRAE.

No último dia 28, o Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, além de inaugurar o atendimento presencial da CIL recebeu a oficina contação de história  com audiodescrição e Libras.  No mesmo dia, foi a vez da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) localizada no Campo Limpo.

De abril a setembro de 2018, a CIL já realizou 3.120 atendimentos a munícipes com deficiência auditiva. Os temas de maiores solicitações são jurídico, saúde e direitos humanos.

“O objetivo da CIL é promover a autonomia das pessoas com deficiência auditiva. A Prefeitura de São Paulo tem um papel fundamental de garantir o cumprimento dos direitos e inclusão das pessoas com deficiência, apresentando um projeto reformulado e com o apoio da comunidade surda”, explica o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato.

Dia Nacional do Surdo
Setembro foi o mês escolhido pelos surdos para lembrar a luta pelos seus direitos. Diversas comemorações são realizadas neste mês, como o Dia Internacional das Línguas de Sinais (10) e o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência (21). Já o Dia Nacional do Surdo é a data de fundação do INES – Instituto Nacional de Educação de Surdos, em 1857.

Sobre a Central de Intermediação em Libras
O serviço realiza a intermediação na comunicação entre pessoas com deficiência auditiva, surdos e surdocegos no atendimento em qualquer serviço público instalado na cidade de São Paulo, coordenado pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência.

A sede da Prefeitura de São Paulo, a Defensoria Pública e a São Paulo Turismo já contam com o Posto de Atendimento da Central de Intermediação em Libras.

Modalidades de Atendimento
Online – os munícipes com deficiência auditiva poderão fazer download do aplicativo “CIL – SMPED”, disponível gratuitamente para celulares e tabletes Android ou IOS e computadores, via website. Quando acionado, o serviço faz a mediação entre surdo e intérprete.

Download Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.icom.smped.android

Download Sitehttps://v3.icom-libras.com.br/w/smped/webview/

Presencial –  De segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 17h. As solicitações e agendamentos poderão ser feitas pessoalmente ou por telefone e WhatsApp pelo (11) 96470- 4414. Já o atendimento presencial e in loco são realizados das 9h às 17h pelo e-mail: agendamentocil@prefeitura.sp.gov.br  ou contatocil@prefeitura.sp.gov.br

Fonte: Prefeitura de São Paulo

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