Aplicativo está disponível para o sistema Android e, em 15 dias, também poderá ser baixado no IOS.

Um aplicativo para que pessoas surdas possam acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está disponível em Campinas (SP) a partir desta quarta-feira (23). Os interessados devem se cadastrar no programa “Bem Acessível”, da Prefeitura, e podem fazer o download gratuitamente no Google Play pelo telefone celular.

Por enquanto ele pode ser adquirido somente por usuários que possuam smartphone com sistema Android. Em 15 dias estará, também, disponível para IOS.

Para usar o serviço, a pessoa precisa indicar se o atendimento é para ela mesma ou para um terceiro (que não precisa ser surdo). Há, ainda, a opção de testar o aplicativo, que pode ser usada para aprender o funcionamento do sistema com simulações.

Em seguida, o usuário indica se a causa do ferimento foi faca ou arma de fogo, por exemplo, usando as opções na tela. A situação em que a vítima está no momento da solicitação do atendimento também precisa ser indicada para concluir o chamado, se está com dor no peito, falta de ar ou boca torta, entre outros sintomas.

Os dados serão enviados para o Samu, que se encarrega de mobilizar uma viatura para fazer o socorro e localiza o usuário pelo GPS do celular. Os funcionários estão recebendo treinamento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para se comunicar com os surdos.

O cadastro no programa da Prefeitura pode ser feito pelo site do “Bem Acessível”. O sistema também possibilita o acesso a outros serviços públicos para pessoas com deficiência.

Fonte: G1 Globo

Comentários no Facebook