Um novo dispositivo promete ajudar pessoas com deficiência a se comunicarem com maior facilidade: uma luva inteligente que transforma língua de sinais em som.

A novidade foi desenvolvida por Hadeel Ayoub, um estudante da Universidade de Londres, e é capaz de transformar gestos em textos compreensíveis em uma tela ou até mesmo em diálogos audíveis.

O Sign Language Glove já passou por três protótipos. Em sua versão original, os gestos eram interpretados e viravam letras em uma tela composta por sensores, uma placa de microcontrolador e um display numérico de quatro dígitos. Também foram instalados cinco sensores flexíveis na luva, para poder rastrear os cinco dedos. O segundo protótipo foi mais eficiente e com um software menor.

Já a terceira versão do dispositivo, incorpora um chip text-to-speech e a maioria dos equipamentos da luva é costurada no forro. “Eu não queria os fios à mostra para intimidar os outros, fazendo parecer com que a luva fosse realmente frágil ou difícil de usar”, explicou Hadeel, que acrescentou: “as pessoas tendem a ser cautelosas quando se aproximam de um produto de alta tecnologia, o que contraria o objetivo da luva, que é de simplificar a vida de muita gente”.

O estudante agora está trabalhando no quarto protótipo do dispositivo, que irá incluir um aplicativo de smartphone para acompanhamento da luva através de Wi-Fi. Ele também busca possibilitar a tradução em tempo real para vários idiomas. Empresas interessadas em produzir a luva poderão comprar o quarto protótipo por cerca de U$ 395 (cerca de R$ 1.569,02), valor que certamente cairá se o modelo for produzido em larga escala.

Fonte: TechTudo

Comentários no Facebook