Para melhorar a comunicação da rede de saúde pública de Palmas com o usuário surdo, a Secretaria de Saúde oferecerá curso de Libras para os servidores da pasta que atuam nas recepções das unidades de saúde na Capital.

Os trabalhadores interessados em participar do curso podem acessar o site da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) pelo endereço eletrônico http://fesp.palmas.to.gov.br/moodle/ ou entrar em contato pelo telefone 3218-5248 para obter mais informações.

As aulas começam no dia 18 de setembro e terminam no dia 25 de outubro. O curso tem carga horária de 40 horas.

As aulas serão ministradas nos turnos da manhã e da tarde, nos horários de 8h30 às 13h30 e de 15 às 18 horas, respectivamente. A interação com pessoas com perda auditiva e o ensino da linguagem básica da Língua de Brasileira de Sinais são alguns dos principais objetivos das aulas.

De acordo com coordenador de Educação Permanente em Saúde, Raimundo Bezerra, o curso vem atender a necessidade de melhorar a acessibilidade do usuário surdo com o serviço de saúde oferecido pelo Sistema Único de Saúde em Palmas. “A utilização das libras vai facilitar a comunicação entre o usuário surdo com os servidores da saúde, que vão passar a compreender com melhor clareza cada necessidade da pessoa com surdez, de modo a possibilitar sua integração e autuação no meio social em que está inserido”, explica o coordenador.

O conteúdo programático abordará desde “O que é surdez?” até a aprendizagem dos verbos na linguagem. Ao final do conteúdo programático, os alunos farão um trabalho final com a elaboração de um diálogo entre os alunos, assim como serão devidamente certificados.

Fonte: Prefeitura de Palmas