7145Associação de Surdos de Uberlândia (ASUL) organiza o evento e sedia o Campeonato Brasileiro de Handebol de Surdos em Uberlândia/MG, nas categorias masculino e feminino.

Neste fim de semana, Uberlândia irá sediar o Campeonato Brasileiro de Handebol de Surdos nas categorias masculina e feminina. O evento é organizado pela Associação de Surdos de Uberlândia (Asul) e tem o apoio da Federação Mineira Desportiva dos Surdos (FMDS) e da Prefeitura de Uberlândia, através da Futel e da Superintendência da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Urbana. Os jogos serão disputados dias 20 e 21 na Arena Sabiazinho. A abertura será no sábado (20), às 8h, e as finais acontecem no domingo, também às 8h (disputa de terceiro lugar) e às 9h15 (primeiro lugar).

Estão confirmados a participação de seis equipes masculinas e duas femininas.  Todos os atletas têm acima de 16 anos. O handebol para surdos possui as mesmas regras do handebol convencional. Atletas e árbitros utilizam a linguagem dos sinais para se comunicarem. Por conta do público, o apito também é utilizado. “A única diferença é que, o juiz quando marca uma falta, ergue uma bandeira de cor diferente das equipes que estão na disputa. Funciona como se fosse um bandeirinha de futebol”, afirmou Emilene Santos, coordenadora do núcleo de paradesporto da Futel.

O torneio tem como objetivo promover e divulgar a prática esportiva como um instrumento de inclusão social e promover a integração e o intercâmbio cultural entre os atletas surdos de várias partes do Brasil. Além disso, ele servirá para pontuar o ranking que posteriormente será utilizado para convocação da Seleção Brasileira.

“O esporte paralímpico de Uberlândia não para de crescer. Temos diversos campeões na cidade e esse torneio servirá para revelar novos talentos. Para nós, é uma honra apoiar um evento desse nível”, disse o diretor da Futel, Marcio Nobre.

Fonte: Portal Uberlândia

Comentários no Facebook

Comments are closed.