O sistema foi eleito pela ONU como o melhor aplicativo do mundo na área.

O Poupatempo está convidando pessoas surdas para testarem um aplicativo de celular que traduz as informações sobre os serviços públicos para a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). O sistema, criado pela empresa Hand Talk, foi eleito pela ONU em 2013 como o melhor aplicativo social do mundo. Ele usa um personagem animado para comunicar de uma forma mais acessível os textos que às vezes não são compreendidos pelos surdos, devido ao nível de alfabetização.

O aplicativo é grátis e fácil de ser usado. Basta apontar a câmera fotográfica do celular para o ícone impresso nos folhetos do Poupatempo. O sistema usa um código de resposta rápida (QR Code), e imediatamente mostra na tela o personagem que traduz o texto com as mãos. Os postos oferecem tablets, com aplicativo para ler o código, para aqueles que não têm um smartphone.

O uso do aplicativo não vai substituir o atendimento feito por funcionários treinados existentes em todas as unidades do Poupatempo, mas será mais uma alternativa na política de acessibilidade.

Desde o início de setembro, 122 surdos já participaram dos testes nas unidades do Poupatempo na Sé, Santo Amaro e São José dos Campos. 72 deles (93%) aprovaram e disseram que recomendariam o aplicativo.

Após os testes, que vão até o fim do ano, o Governo de São Paulo vai definir se o aplicativo será introduzido em todas as unidades do Poupatempo, o que deverá ser feito por meio de licitação pública aberta a todas as empresas interessadas.

Os interessados em participar dos testes podem procurar as unidades do Poupatempo Sé, Santo Amaro e São José dos Campos.

Fonte: Governo do Estado de São Paulo