A 14º edição dos Jogos dos Estudantes Surdos de Porto Alegre inicia-se nesta sexta-feira, 13 de maio, no complexo esportivo da PUCRS.

O evento realizado pela Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME) conta com oito escolas de Porto Alegre e Região Metropolitana. Nessa primeira etapa, serão disputados jogos de futsal e vôlei, com início marcado para as 9h.

estudantes-surdos02A competição tem algumas particularidades. Durante os jogos coletivos, os árbitros utilizam dois tipos de sinalização com os atletas: sonora e visual. Os juízes trabalham com um lenço vermelho amarrado no pulso, utilizado para chamar a atenção dos jogadores durante a partida. O apito ainda é usado, pois ajuda a “reverberar” o som e também porque existem diferentes níveis de deficiência auditiva. Durante os jogos, é comum o árbitro entrar em quadra para parar a jogada.

A segunda etapa está prevista para o dia 20 de maio, e será a vez da competição de atletismo, também no complexo esportivo da PUCRS.  A proposta dos jogos é o estímulo à prática esportiva entre os estudantes surdos da Capital e Região Metropolitana, visando à integração entre os participantes.

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre