Objetivo é promover inclusão social de surdos e facilitar acesso a diversos serviços, como consultas médicas e entrevistas de emprego. Capital tem cerca de 27 mil pessoas com deficiência auditiva.

A Prefeitura de Goiânia inaugurou nesta segunda-feira (4) a primeira Central de Interpretação de Língua Brasileira de Sinais (Libras) da capital. O objetivo é promover a inclusão social de pessoas surdas e facilitar o acesso a serviços como consultas médicas entrevistas de trabalho e até audiências no poder judiciário.

Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia estatística (IBGE), em Goiânia existem cerca de 27 mil pessoas com deficiência auditiva. Elas poderão ser beneficiadas no espaço, que fica na sede da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, no Setor Sul, onde vão ficar três intérpretes de libras. Eles vão receber as demandas e agendar horários de atendimentos.

“A central está equipada com telefones e computadores com webcam. Quem precisa de algum auxílio vai poder entrar em contato com os intérpretes sem sair de casa e agendar um atendimento. No dia e hora marcados, o intérprete vai o local onde a pessoa vai estar e pode auxilia-la, aumentando a inclusão dessa parcela da sociedade”, disse o secretário Filemon Pereira.

Para o prefeito Iris Rezende (PMDB) esse é um passo importante para a acessibilidade. “É um grande avanço na área da assistência, agora na área dos surdos. Com a medida que formos identificando a demanda, podemos até ampliar o alcance do projeto”, disse.

Já o superintendente de Direitos a Pessoa com deficiência e mobilidade reduzida, Antônio José Ferreira, a central vai ajudar até a dimensionar as principais necessidade.

“São 27 mil surdos em Goiânia. Muitas vezes, eles têm dificuldade de tirar documentos, conseguir emprego, já que muitas vezes os empresários não sabem como aproveitá-lo da melhor maneira. Então a central vai ajudar em tudo isso. Não temos uma estimativa de quantos não conseguem emprego, ou estão sem atendimento médico. Então, com esse serviço, vamos conseguindo essas informações”, disse.

Serviço:

Central de Interpretação de Língua Brasileira de Sinais (Libras)
Endereço: Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, que fica Rua 99, 66 – St. Sul, Goiânia.
Atendimento: Das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira
Informações: (62) 9 9231-4704 (Whatsapp)

Fonte: G1 Globo