Ideia surgiu para ajudar o colega de turma Kelvim Ferreira, que é surdo. Em 60 vídeos, eles mostram os sinais que correspondem as palavras.

Estudantes do Instituro Federal de Santa Catarina (IFSC) do campus de Chapecó, no Oeste catarinense, concluíram o curso técnico integrado em informática dando uma aula de inclusão, como mostrou o RBS Notícias (veja vídeo acima). Eles criaram um glossário com vocabulário técnico da área de informática em Libras (Língua Brasileira de Sinais), que está disponível na internet.

A ideia surgiu para ajudar o colega de turma Kelvim Ferreira, que é surdo. O estudante só conseguiu começar o curso técnico quando o IFSC contratou uma intérprete, mas mesmo assim ainda tinha a barreira da linguagem técnica. O desafio dele virou o desafio da turma toda.

Os alunos perceberam que todas as palavras técnicas existem em Libras e não precisavam ficar soletrando tudo para Kelvim poder entender. Eles montaram um estúdio e resolveram documentar tudo que aprenderam através de vídeos.

“Nós precisávamos desenvolver um trabalho para a Oficina de Integração. Como um dos colegas é surdo e muitas vezes tivemos dificuldade para explicar algum termo específico da informática para ele, pensamos em fazer algo para melhorar a nossa comunicação e ajudar futuros alunos”, afirma a formanda Eduarda Camillo Tomazi.

A lição da turma está na internet, em 60 vídeos eles mostram os sinais que correspondem as palavras relacionadas à informática. Desde algumas técnicas, bem específicas, até aquelas que podem ajudar qualquer pessoa a usar o computador.

“Fiquei muito emocionado por ter visto todos os colegas engajados nas gravações e na concretização oficial do site”, diz Kelvim, que inspirou o projeto.

Fonte: G1 Globo