O Núcleo de Acessibilidade da Universidade Estadual do Norte do Paraná lançou, nesta terça-feira, dia 15 de março de 2016, curso de edição de imagens voltado ao público surdo.

O curso, que é gratuito na modalidade presencial, passa a ser ofertado também na modalidade “online”, sem custos, possibilitando que pessoas surdas de qualquer lugar do Brasil aprendam, através do ensino a distância, sobre o uso do programa de computador voltado à criação e edição de imagens, fotografias, animações, entre outras manipulações digitais.

Trata-se de uma parceria entre a UENP e o Programa Universidade Sem Fronteiras, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, que, desde 2009 desenvolvem ações de inclusão digital de pessoas com baixa visão, cegas e surdas da região Norte do Estado do Paraná. Esta edição objetiva compartilhar conhecimentos que proporcionem ao público-alvo capacitação para o uso das novas tecnologias da informação e comunicação, na medida em que as habilita para sua inserção no mundo da comunicação digital da rede mundial de computadores, além de prepará-las para o mercado de trabalho.

Desenvolvido pela equipe do projeto Acessibilidade e inclusão: rádio web universitária como ferramenta de inclusão digital de pessoas cegas, com baixa visão e surdas, o curso é apresentado em Língua brasileira de sinais – LIBRAS, pela estudante de graduação do curso de Pedagogia, Jeisse de Morais Soares, e está disponível no blog do projeto, no endereço eletrônico https://radiouenp.wordpress.com/.

Além do curso de edição de imagens, voltado ao público surdo, às pessoas com baixa visão e cegueira, é ofertado o curso presencial de criação de rádio web como ferramenta de comunicação, uma vez que o contato entre indivíduos com baixa ou nenhuma acuidade visual se dá através da comunicação sonora.

Coordenado pelas Professoras Sonia Maria Dechandt Brochado e Luciana Brito, o projeto conta ainda com a participação do Professor Deived Oliveira e dos alunos de graduação Jeisse de Morais Soartes (Pedagogia), João Carlos Martins e Jefferson Luiz Balbino Lourenço da Silva (Letras) e Tales Pinheiro Fernandes (Ciência da computação).

As atividades presenciais são desenvolvidas no Centro de Letras, Comunicação e Artes, campus Jacarezinho, bloco 4, sala 34, à rua Padre Melo, 1200, Jardim Marimar, em Jacarezinho-Paraná.

Dúvidas e sugestões podem ser enviadas ao endereço de correspondência eletrônica radiouenp@hotmail.com

Fonte: Software Livre Brasil

Comentários no Facebook