A corrida acontece no dia 26 de setembro na Ponta Negra. As inscrições vão até o dia 20.

No dia 26 de setembro, às 16h,  na Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus, acontece a 1° Corrida de Surdos de Manaus. Com percursos de 3km e 5km, o evento faz parte das comemorações dos 25 anos dos Jogos da Escola Augusto Carneiro (JEACS) e espera reunir tanto a comunidade surda quanto a comunidade em geral. As inscrições estarão abertas até o dia 20 de setembro.

As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de setembro no site www.ticketagora.com.br. O valor da inscrição é deR$ 33. Pessoas do sexo masculino e feminino podem participar. Para o percurso de 5km, a idade mínina é de 14 anos, para o de 3km, podem se inscrever pessoas a partir de 12 anos. Grupos de corrida terão desconto na inscrição.

Além das comemorações dos JEACS, a iniciativa também faz parte do Setembro Azul, mês que simboliza a luta da pessoa surda pelos seus direitos. A corrida se insere no contexto de palestras, passeatas e eventos para conscientizar as pessoas surdas sobre os seus direitos. Com isso, surgiu a ideia de fazer a corrida No dia 26 de setembro, dia da corrida, é comemorado o Dia Nacional do Surdo.

O professor de educação física, Keegan Ponce, organizador do evento explic a que qualquer pessoa pode se increver para correr. A programação terá início às 16h com o aquecimento dos participantes e aulas de Body. Às 17h  será dada a largada para a prova de 3km e às 18h, da prova de 5km. Após as provas, atrações culturais agitarão o evento até às 21h.

Ponce explica que o evento é uma forma de incluir socialmente a comunidade surda. A corrida conta com a parceria da Associação dos Surdos de Manaus (Asman).

“A comunidade surda é uma comunidade grande e uma corrida dessa é  de utilidade pública. Fazer atividades sociais recreativas é mais uma atividade que a Asman vem para organizar e que agrega a pessoa ouvinte e a surda e o mair objetivo das Asman é a inclusão social e esportiva do surdo na comunidade”, explicou o professor.

Fonte: A Critica

Comentários no Facebook

Comments are closed.