Ferramenta desenvolvida no Instituto Eldorado está disponível para iOS. Ao digitar uma palavra no sistema, é possível ver com dizê-la com sinais.

Um aplicativo desenvolvido por pesquisadores do Instituto Eldorado, na Unicamp, em Campinas (SP), tem a intenção de facilitar a comunicação de pessoas com deficiência auditiva, e com elas. Segundo os criadores, a ferramenta disponível para celulares, chamada de Uni Libras, consiste em um dicionário da linguagem de sinais.

Ao digitar uma palavra utilizando o alfabeto em português, o usuário visualiza como ela é representada em libras, por meio de um instrutor que mostra, na tela, como dizê-la em sinais.

Libras-português
A ferramenta também faz a função contrária, já que é possível escolher sinais na tela e saber como a palavra é escrita em português.

O aplicativo está disponível para smartphones e tablets com sistema operacional iOS e já foi baixado 1,2 mil vezes. Segundo os administradores, em seis meses a ferramenta também será disponibilizada para celulares que funcionam com a plataforma Android.

Fonte: http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2015/04/aplicativo-feito-em-campinas-auxilia-na-traducao-entre-portugues-e-libras.html

Comentários no Facebook

Comments are closed.