A 1° Corrida de Surdos acontecerá no sábado (26) e 45 jovens e adolescentes surdos participarão das provas na Ponta Negra.

AMAZONAS – Quarenta e cinco alunos da Escola Estadual Augusto Carneiro dos Santos, localizada no Centro de Manaus, vem treinando sério para participar da 1° Corrida de Surdos, que acontece no sábado, a partir das 17h, na Ponta Negra, Zona Oeste. E a cada passada os alunos vencem seus próprios limites e dão um passo à frente para a inclusão social da pessoa surda na sociedade.
Um dos alunos que está animado para a corrida é Alex Paulo, 15, aluno do 9° ano. Treinando toda terça e quinta, o jovem diz que se sente preparado para encarar a prova de 3km. “Eu estou preparado, estou com saúde. Estou sentindo que eu vou correr bem. O mais importante é que eu tenho muita saúde e que eu gosto muito de fazer educação física e também é importante obedecer às regras da corrida”, declarou.

Corrida-Surdos-Asman_ACRIMA20150923_0083_5Outro que está cheio de disposição para o sábado é Rodrigo Costa Braga, 18, do 8° ano. O aluno já correu provas de 200 metros em edições passadas do Jeacs, realizadas na Vila Olímpica, mas essa é a primeira prova de 3 km que ele irá correr e ele diz que a vontade de competir é grande. Eu tenho saúde, tenho vontade de correr e a minha mãe vai me assistir. Ela disse que é legal, que eu vou correr, me abraçou e estará lá no dia da corrida me observando”, demonstrou animação.

De acordo com Maria das Graças, 45 alunos vão participar gratuitamente através de patrocínios, já que era preciso pagar para se inscrever na corrida. A Corrida contará com provas de 3 e 5 km.

Além dos benefícios para a saúde, o esporte para os alunos da Augusto Carneiro é uma forma de socialização de crianças e adolescentes.

“O maior benefício do esporte é a socialização deles entre si. Então o esporte se inclui em tudo: no social, na saúde e eles gostam muito. O esporte traz inclusão porque  em qualquer parte, com qualquer pessoa, você pode praticar um esporte, basta ter uma disputa. Para mim, o esporte é inclusão e não exclusão”, falou.

Avanços

Corrida-Surdos-Asman_ACRIMA20150923_0084_5A Corrida faz parte das comemorações dos 25 anos dos Jogos da Escola Augusto Carneiro (JEACS). Segundo a professora de educação física da escola, Maria das Graças Abrahin, a ideia surgiu da vontade de fazer algo diferente e, apesar dos desafios de organizar uma corrida, ela juntamente com o professor Keegan Ponce conseguiram organizar a primeira corrida de surdos com a idealização da Associação dos Surdos de Manaus (Asman).

“A gente há 25 anos realiza os Jogos da Escola Augusto Carneiro dos Santos o Jeacs. Esses jogos têm como objetivo incluir os alunos socialmente. Como a gente vai interar 25 anos, a gente pensou: por que não fazer uma coisa diferente? Ai a gente jogou esse desafio da corrida. E nós conseguimos”, disse. A professora explica que a única adaptação para a corrida é que a largada será dada com uma bandeirola em vez de algum recurso sonoro.

A prova se insere no contexto do setembro azul, mês dedicado para conscientizar sobre as lutas e conquistas das pessoas com deficiência, neste caso específico, os surdos, que comemoram o Dia do Surdo em 26 de setembro. A data lembra a criação da primeira Escola de Surdos no Brasil na cidade de Rio de Janeiro, em 26 de setembro de 1857. Na época, o Imperador Dom Pedro II convidou o professor surdo E. Huet, da França, a vir ao Brasil lecionar aulas para crianças surdas.

“O setembro azul mostra todas as conquistas e até as derrotas dos surdos. O que eles já conseguiram, o que eles estão lutando  e o que eles querem para melhoria. O setembro azul é a luta pela comunicação deles. É mostrar a acessibilidade, a luta  da comunicação deles e a importância da união deles”, finalizou.

Símbolo

O azul simboliza para a Comunidade Surda o período da Segunda Guerra Mundial em que as pessoas com deficiência (PcD) deviam usar uma faixa de cor azul fixada no braço, sendo identificados e mortos pelos nazistas, porque eles acreditam que  as pessoas com deficiência eram incapazes.

Fonte: A Crítica UOL